PROFESSORA: Dr.ª Sheila Canevacci Ribeiro
EMENTA |
Desenvolvimento de conteúdos relativos a pesquisas em andamento de professores nacionais e internacionais no campo das Artes.
EMENTA ESPECÍFICA Partindo das possíveis relações entre corpo, arte e moda, o componente ministrado pela Profa.-Artista Sheila Ribeiro será teórico-prático e laboratorial tendo como eixo central a criação em Moda. Aos moldes de uma residência artística, a moda será estudada como fenômeno de expressão pós-industrial e evento de contemporaneidade. Estilo, comportamento, rupturas, conceitos, criatividade, materialidade, colonialidade, relação corpo-ambiente, digital e automatismo serão alguns eixos de interesse. Além disso, poderemos ter conversas com convidados relacionados ao tema: arranjadores, estilistas, músicos, designers etc. Coletivamente vamos compartilhar o resultado do componente em um evento, provavelmente um desfile de moda.
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OBJETIVOS |
▪ Culturalizar sobre a dimensão dos Estudos sobre a moda ▪ Estimular capacitações artísticas ▪ Promover a participação em uma criação artística em moda ▪ Dilatar a potência artística da estudante; ▪ Instruir em teorias e conceitos do campo transdisciplinar das artes; ▪ Promover reflexão no campo artístico-cultural contemporâneo local e glocal; ▪ Experimentar zonas de conhecimento artístico; ▪ Presenciar intensidade; ▪ Capacitar para a prática artística através da experimentação de métodos, técnicas e ferramentas; ▪ Instigar criações solo, coletivamente e em conectividade; ▪ Estimular a compreensão crítica, estética e cosmológica dos contextos das práticas das artes; ▪ Desenvolver linguagem em torno de sistemas estéticos ▪ Percorrer trajetórias críticas e estéticas
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METODOLOGIA e RECURSOS INSTRUCIONAIS |
Aulas laboratoriais, com tom de residência artística, conduzirão as estudantes a um constante processo multivetorial, envolvendo pesquisa, experimentação, criação, composição, materialização, produção, divulgação das artes e suas ações.
Aulas laboratoriais, com tom de residência artística, conduzirão as estudantes a um constante processo multivetorial, envolvendo pesquisa, experimentação, criação, composição, materialização, produção, divulgação das artes e suas ações. Exploraremos possibilidades de apreciação, expansão e experimentação considerando os vários níveis de informação e conhecimento implícitos e explícitos na construção de um trabalho artístico. A relação com conceitos e produção constante de elementos de moda nos guiará; Uma constelação de conceitos provocarão ações; Estudaremos criações em moda e seus impactos na metrópole contemporânea; Teoria e prática serão tensionadas, cruzadas e imbricadas e, através de perguntas simples, jogos, técnicas, estímulos variados, calmaria e pouso, os estudantes serão estimulados a criar materialidades artísticas e a ampliar suas visões críticas. A experiência e expertise dos estudantes, em seus percursos de artistas ou de estudantes na interdisciplinaridade, serão fontes basilares e primordiais em tempo real para fundamentar a teoria (leitura orientada, vídeo-aulas e estudos de casos). Os estudantes deverão compartilhar processos e materializações artísticas autorais e coletivas que serão também textos de análise, tanto quanto a bibliografia de base do componente. Todos os estímulos citados fomentam processos de criação nos quais ideias se transformarão em materialidade estética e poética. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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Embasamento teórico
Embasamento prático Práticas de pesquisa, criação, compartilhamento, atuação e reflexão randômicas em zonas de conhecimento artístico (como a performance, a moda, o design, a música, o audiovisual, a fotografia, a arte conceitual etc).
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BIBLIOGRAFIA / LINKOGRAFIA |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Explorações Etnográficas Por Meio do Fetichismo Visual. 1° Edição. Cidade. Editora Perspectiva, 2018. 304 páginas.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AVELAR, Suzane. Moda Globalização e Novas Tecnologias. Edição 2. Estação das Letras e Cores e Senac Rio, 2011. 180 páginas. CANEVACCI, Massimo. Fetichismos Visuais: corpos erópticos e metrópole comunicacional. São Paulo: Atelier, 2008. _______. Ubiquidade etnográfica: original fake, codex expandido, sujeito transurbano, manequim performática. VISUALIDADES, Goiânia v.10 n.2 p. 13-39, jul-dez, 2012. DE MIRANDA, Ana Paula. Consumo de Moda - A relação pessoa-objeto. Edição 1. Estação das Letras e Cores, 2017. 160 páginas. DE OLIVEIRA, Ana Claudia; CASTILHO, Kathia. Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. Edição 1. Estação das Letras e Cores, 2008. 304 páginas. LIPOVETSKY, G. Do luxo sagrado ao luxo democrático. São Paulo: Log On Editora multimídia, 2006. MESQUITA, Cristiane; PRECIOSA, Rosane. Moda em ziguezague: interfaces e expansões. Edição 1. Estação das Letras e Cores, 2011. 232 páginas. PEREZ, C.; TRINDADE, E. (Org.) Signos das marcas: Expressividade e Sensorialidade. Edição 2ª. São Paulo: Cengage Learning, 2017 VILLAÇA, Nízia. A edição do corpo: tecnociência, artes e moda. Edição 1. Estação das Letras e Cores, 2007. 272 páginas. ________. Mixologias: comunicação e o consumo da cultura. Edição 1. Estação das Letras e Cores, 2010. 236 páginas.
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Partindo das possíveis relações entre corpo, arte e moda, o componente ministrado pela Profa.-Artista Sheila Ribeiro será teórico-prático e laboratorial tendo como eixo central a criação em Moda. Aos moldes de uma residência artística, a moda será estudada como fenômeno de expressão pós-industrial e evento de contemporaneidade. Estilo, comportamento, rupturas, conceitos, criatividade, materialidade, colonialidade, relação corpo-ambiente, digital e automatismo serão alguns eixos de interesse. Além disso, poderemos ter conversas com convidados relacionados ao tema: arranjadores, estilistas, músicos, designers etc. Coletivamente vamos compartilhar o resultado do componente em um evento, provavelmente um desfile de moda.