PROFESSORA: Dr.ª Sheila Canevacci Ribeiro
EMENTA |
Conteúdos curriculares reunindo estudos e reflexão analítica sobre temas culturais relevantes para a formação acadêmica na área de Artes. Aprofundamento e integração de percursos exploratórios a partir de quatro eixos: palavra, imagem, som e corpo. Realizações de ações artísticas em torno da elaboração de produtos.
EMENTA ESPECÍFICA
O eu-artista, o nos-artista e a conectividade-artista. Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se são as ações artísticas deste componente. O conceito de “operação poética”, sua cultura e sua dimensão de conhecimento, nos guiará para estudar, explorar e vivenciar materialidades artísticas manifestadas na relação corpo-ambiente pela moda, design, performance, fotografia, música, artes gráficas e conceitual, escritas; e pelo corpo, som, estilo, comportamento, evento, consumo, digital e movimentos político-culturais. |
OBJETIVOS |
▪ Dilatar a potência artística da estudante; ▪ Instruir em teorias e conceitos do campo transdisciplinar das artes; ▪ Promover reflexão no campo artístico-cultural contemporâneo local e glocal; ▪ Experimentar zonas de conhecimento artístico; ▪ Presenciar intensidade; ▪ Capacitar para a prática artística através da experimentação de métodos, técnicas e ferramentas; ▪ Instigar criações solo, coletivamente e em conectividade; ▪ Estimular a compreensão crítica, estética e cosmológica dos contextos das práticas das artes; ▪ Desenvolver linguagem em torno de sistemas estéticos.
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METODOLOGIA E RECURSOS INSTRUCIONAIS |
Aulas laboratoriais, com tom de residência artística, conduzirão os estudantes a um constante processo multivetorial, envolvendo pesquisa, experimentação, criação, composição, materialização, produção, divulgação das artes e suas ações. Exploraremos possibilidades de apreciação, expansão e experimentação considerando os vários níveis de informação e conhecimento implícitos e explícitos na construção de um trabalho artístico. A dimensão onoffline enquanto ambiente nos guiará; Uma constelação de conceitos provocarão ações; Estudaremos trabalhos de artistas, principalmente latinoamericanos; Teremos convidados. Teoria e prática serão tensionadas, cruzadas e imbricadas e, através de perguntas simples, jogos, técnicas, estímulos variados, calmaria e pouso, os estudantes serão estimulados a criar materialidades artísticas e a ampliar suas visões críticas. A experiência e expertise dos estudantes, em seus percursos de artistas ou de estudantes na interdisciplinaridade, serão fontes basilares e primordiais em tempo real para fundamentar a teoria (leitura orientada, vídeo-aulas e estudos de casos). Os estudantes deverão compartilhar processos e materializações artísticas autorais e coletivas que serão também textos de análise, tanto quanto a bibliografia de base do componente. Todos os estímulos citados fomentam processos de criação nos quais ideias se transformarão em materialidade estética e poética.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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Embasamento teórico
Embasamento prático
Práticas de criação, compartilhamento, atuação e reflexão randômicas em zonas de conhecimento artístico (como a performance, a moda, o design, a música, o audiovisual, a fotografia, a arte conceitual etc).
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BIBLIOGRAFIA / LINKOGRAFIA |
REFERÊNCIAS BÁSICAS APPADURAI, A. A vida social das coisas: As mercadorias sob uma Perspectiva Cultural. Niterói, EdUFF, 2009.
GIBSON, W. Neuromancer. London, Victor Gollancz Ltd., 1984.
GREINER, C. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
LIPOVETSKY, G. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. São Paulo: Manole, 2005.
MCLUHAN, M. Understanding media: the extensions of man. New York: McGraw-Hill, 1964.
MILLER, Daniel. Treco, torços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
O’ROURKE, K. Walking and mapping: artists as cartographers. New York: MIT Press, 2013.
SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar?. Tradução brasileira: UFMG, Minas Gerais, 2010.
_______. Do luxo sagrado ao luxo democrático. São Paulo: Log On Editora multimídia, 2006.
_______. The medium is the message: an inventory of effects. New York: Bantam Books, 1967.
LINKOGRAFIA BÁSICA #2 - IMAGINANDO COM Padma Viswanathan: Ficções e não ficções: Brasis, Índias e Canadas - YouTube #4 IMAGINANDO COM Regiana Queiroz - MALEBOLGE: Viagem de Pasolini em um Brasil fascista - YouTube #6 IMAGINANDO COM Neto Machado e Jorge Alencar – Lembrança, Libido etc - Youtube #7 imaginando MAGNAMENTE com Helena Katz - A tecnologia brinca de esconde-esconde - YouTube #9 Imaginando MAGNAMENTE com JaymeFygura feat JeisiEkê: homenagem ao monumento andante - Youtube #11 - IMAGINANDO COM Karlla Girotto – O avesso de tudo o que é humano - Youtube #14 - IMAGINANDO COM Cláudia Attimonelli – Gênero e tecnologia: iconografias degeneradas para hipóteses de desfronteiramento - Youtube
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O eu-artista, o nos-artista e a conectividade-artista. Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se são as ações artísticas deste componente. O conceito de “operação poética”, sua cultura e sua dimensão de conhecimento, nos guiará para estudar, explorar e vivenciar materialidades artísticas manifestadas na relação corpo-ambiente pela moda, design, performance, fotografia, música, artes gráficas e conceitual, escritas; e pelo corpo, som, estilo, comportamento, evento, consumo, digital e movimentos político-culturais.