PROFESSORA: Dr.ª Sheila Canevacci Ribeiro
EMENTA |
Estudos e reflexão analítica sobre temas culturais relevantes para a formação acadêmica na área de Artes. Aprofundamento e integração de percursos exploratórios a partir de quatro eixos: palavra, imagem, som e corpo. Realizações de ações artísticas em torno da elaboração de produtos.
EMENTA ESPECÍFICA Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se. As ações artísticas deste componente estarão relacionadas à composição amadora em música eletrônica e aos movimentos artísticos vinculados às festas e aos rituais.
|
OBJETIVOS |
▪ Experienciar criação em música, letra e estilo; ▪ Presenciar intensidade; ▪ Capacitar para a prática artística através da experimentação de métodos, técnicas e ferramentas; ▪ Instigar criações solo, coletivamente e em conectividade; ▪ Desenvolver linguagem em torno de sistemas estéticos. ▪ Dilatar a potência artística dos estudantes; ▪ Instruir em teorias e conceitos do campo transdisciplinar das artes; ▪ Promover reflexão no campo artístico-cultural contemporâneo local e glocal; ▪ Experimentar zonas de conhecimento artístico; ▪ Estimular a compreensão crítica, estética e cosmológica dos contextos das práticas das artes;
|
METODOLOGIA E RECURSOS INSTRUCIONAIS |
Aulas laboratoriais, com tom de residência artística, conduzirão os estudantes a um constante processo multivetorial, envolvendo pesquisa, experimentação, técnica, criação, composição, materialização, produção, divulgação das artes e suas ações. Exploraremos possibilidades de apreciação, expansão e experimentação considerando os vários níveis de informação e conhecimento implícitos e explícitos na construção de um trabalho artístico. Teoria e prática serão tensionadas, cruzadas e imbricadas e, através de perguntas simples, jogos, técnicas, estímulos variados, calmaria e pouso. A experiência e expertise das estudantes, em seus percursos de artistas ou de estudantes na interdisciplinaridade, serão fontes basilares e primordiais em tempo real para fundamentar o percurso do componente. Os estudantes serão estimulados a criar materialidades artísticas e a ampliar suas visões críticas. Estes processos de criação nos quais ideias se transformarão em materialidade estética e poética compartilhadas serão também textos de análise.
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
Práticas de pesquisa, criação, compartilhamento, atuação e reflexão randômicas em zonas de conhecimento artístico:
● Estudos sobre estilo; ● Estética dos sons; ● Compondo bits - tecnicalidades; ● Ritmos, melodias e intensidades; ● A letra e o eletrônico; ● Composição poética. ● Compartilhamento coletivo e conectivo. ● Mundos Digitais, sistemas e transversalidades; ● Materialidade na arte; ● Movimentos artísticos; ● Dimensões estéticas; ● Emocionar-se e fazer emocionar;
|
ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO |
A avaliação se dará através do desenvolvimento de um trabalho artístico, de relatório dirigido e de reflexão teórica. |
BIBLIOGRAFIA / LINKOGRAFIA |
REFERÊNCIAS BÁSICAS
BARROS DE CASTRO, M., Gilberto Gil - Refavela, Editora: COBOGÓ, 2017. IVONE LARA, D., Sorriso Negro, 2019. MUYLAERT, A., Durval Discos, Editora: Papagaio, 2003. OLIVEIRA, B., Estudando o Samba - Tom Zé - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALGODOAL ANTONIO, Z. Discoteca Básica, Editora: EDIÇÕES IDEAL, 2014. ASSEF, Claudia e MELO, Alexandre. Ondas tropicais: Biografia da primeira DJ do Brasil: Sonia Abreu. Matrix Editora. 2017. ATTIMONELLI,Claudia E TOMEO, Caterina. l’elettronica è donna Media, corpi, pratiche transfemministe e queer Copertina flessibile. castelvecchi editore. 2022. BARROS, Lydia G. Tecnobrega no Contexto do Novo Paradigma de Legitimação Musical. Appris; 1ª edição.2015.COELHO, F. Lado B Lado A - o Rappa - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014. CORONA, R Sonorizador (LIVRO DISCO), Editora: ILUMINURAS, 2000. DA COSTA E SILVA, P. A Tábua de Esmeralda e A Pequena Renascença de Jorge Ben Jor - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014. DAVIS, E. LED Zeppelin IV - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. DIMERY, R., 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer, Editora: Arqueiro, 2008. FERREIRA, Pedro Peixoto. Música Eletrônica e Xamanismo: Técnicas Contemporâneas do Êxtase. Orientador: Laymert Garcia dos Santos.2006. 483f. Tese (doutorado). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas.Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/410/o/Tese_-_M%C3%BAsica_eletr%C3%B4nica_e_xamanismo.pdf; GASPAR. Márcio. Acabou o Chorare. O rock'n'roll encontra a batida de João Gilberto. Edições SESC SP. 2020 LUNDY, Z. Songs In The Key Of Life - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. MARC. Eric. MEB: A História da Música Eletrônica Brasileira. 1ªed. São Paulo: LiteraRua, 2017.MAROVATTO, M., As Quatro Estações - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. OCHS, M., 1000 record covers, Editora: Taschen, 2015. OTT, C., Unknown Pleasures - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. PERRY, J. Electric Ladyland - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. STEARNS, M. Daydream Nation - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014. WILCKEN, H. David Bowie - LOW, Editora: COBOGÓ, 2018. WILDER, E. Endtroducing - Dj Shadow - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014.
LINKOGRAFIA BÁSICA #2 - IMAGINANDO COM Padma Viswanathan: Ficções e não ficções: Brasis, Índias e Canadas - YouTube #4 IMAGINANDO COM Regiana Queiroz - MALEBOLGE: Viagem de Pasolini em um Brasil fascista - YouTube #6 IMAGINANDO COM Neto Machado e Jorge Alencar – Lembrança, Libido etc. #7 imaginando MAGNAMENTE com Helena Katz - A tecnologia brinca de esconde-esconde - YouTube #9 Imaginando MAGNAMENTE com Jayme Fygura feat JeisiEkê: homenagem ao monumento andante #11 - IMAGINANDO COM Karlla Girotto – O avesso de tudo o que é humano
|
Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se. As ações artísticas deste componente estarão relacionadas à composição amadora em música eletrônica e aos movimentos artísticos vinculados às festas e aos rituais.