2022.1 - Políticas Culturais

PROFESSORA: Dra. Sheila Canevacci Ribeiro

 

EMENTA

Estudo das políticas culturais. Conceitos e abrangências das políticas culturais. Estudo de temas e casos específicos de políticas culturais, com ênfase para a situação no mundo contemporâneo.

 

 

OBJETIVOS

▪ Refletir sobre a relação entre arte, política e cultura;

 

▪ Proporcionar noções básicas sobre políticas culturais;

 

▪ Possibilitar o entendimento da própria participação enquanto agente cultural - promotor e receptor;

 

▪ Fomentar o entendimento sobre a importância estratégica das políticas culturais;

 

▪ Desenvolver ferramentas, linguagens e vocabulários para detectar sistemas de políticas culturais e neles interferir;

 

▪ Estimular a compreensão crítica, estética e cosmológica das políticas culturais;

 

▪ Abordar a cultura em seus aspectos empíricos;

 

▪ Promover reflexão no campo cultural contemporâneo.

 

 

METODOLOGIA e RECURSOS INSTRUCIONAIS

Os conceitos e as teorias vinculadas ao cerne do curso, “políticas culturais”, serão apresentados através de um excurso por casos empíricos e contextos de políticas culturais vinculados à artistas, aos setores público e privado, ao terceiro setor/ativistas/movimentos civis, assim como à comunicação digital - podendo ou não ter a participação de professores convidados. As aulas serão expositivas e laboratoriais tendo como fio condutor a linha diretiva “imaginar muito mesmo”:

“OUVINDO/CONVERSANDO”: exposição de conteúdo teórico, artístico e etnográfico fundamentada em leitura orientada e estudos de casos; estímulo para diálogo, discussão e reflexão randômica no qual a expertise dos alunos - enquanto agentes culturais - fomentam a adaptação da necessidade teórica em tempo real. “EXPLORANDO/PROJETANDO”: laboratório de projeto e design em políticas culturais, que visa imaginar perspectivas e conceitos embrionários. Através de perguntas simples, os estudantes serão estimulados à apropriação, à observação, à análise e à construção de visão crítica, assim como a de criar hipóteses, variantes, alternativas e percursos.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EMBASAMENTO

  • Arte e políticas culturais;
  • Teorias da cultura;
  • Conceitos (localizados nos conflitos dos contextos contemporâneos - diversas abordagens):
    • Cultura;
    • Politica: polis, urbe, metrópole comunicacional;
    • Política Cultural.
  • Transculturalismo, agentes plurais; Transições epistemológicas.

 

EIXOS

I AS POLÍTICAS CULTURAIS

  • Sobrevoo do contexto adaptativo pandêmico COVID-19, acolhimento e a atuação universitária como política cultural;
  • As políticas culturais: conceitos e abordagens de autores de diversas proveniências simbólicas;

 

II CULTURA/POLÍTICA

  • Teorias fundantes dos dois conceitos - excurso glocal, decolonial, micro e macropolíticas.

 

III a política cultural e o Estado - PONTOS DE CULTURA (Brasil)

  • Política cultural e setor público; fomentando saberes plurais já em moto;
  • Responsabilidades do Estado - experiências na Bahia, no Brasil e no mundo.
  • Programas de fomento, prêmios, residências, bolsas, financiamentos, investimentos, gastos;

 

IV arte como política cultural - ARTISTAS

  • Materialidades como política; Imaginar e atuar;
  • O artista como política cultural; Corpo, instituição e não-antropoceno; design de mundos; Arte e dados - autonomias, hegemonias.

 

V DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS - cognições digitais, tecnologias e poderes

  • Reapropriação e tradução de saberes invisibilizados; reinvenções culturais;
  • Banco de dados, inteligência artificial e narrativas; economia criativa; consumos;

 

VI ESTUDOS DE CASOS

  • Programa Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde Pública da Republica do Libano:
    • acolhimento simbólico na realidade conturbada.
    • comunicação, cultura e conectividade;
    • saúde mental e políticas culturais: para quem? por quem?
    • auto e hetero representações;
    • mutações institucionais - de/pára;
    • reforma psiquiátrica.

 

  • Projetos e propostas vindas dos discentes

 

LABORATÓRIO DE PROJETOS

  • Experiências projetuais dirigidas.

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação se dará através do desenvolvimento de um conceito de política cultural (oral e escrito).

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA / LINKOGRAFIA/REFERÊNCIAS

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ABREU, Regina, CHAGAS, Mário. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

 

APPADURAI, A. Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias. Lisboa : Teorema, 2004. 304 p. ISBN 9726956129. Disponível em: https://vdocuments.site/dimensoes-culturais-da-globalizacao-arjun-appadu.... Acesso em: 29 jan 2021.

 

ARRUDA, J. [Recensão a] Appadurai, A. 2004 - Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias. Antropologia Portuguesa. Vol. 22/23 (2006). Disponível em: https://digitalis.uc.pt/pt-pt/node/105857?ur=bitstream/10316.2/29928/1/A.... Acesso em 29 jan 2021.

 

BARBALHO, A. Política cultural: um debate contemporâneo. In: RUBIM, Linda (Org.). Organização e produção da cultura. Salvador: EDUFBA, 2005. p.33-52.

                                                                      

BARBOSA, M. S. Homi Bhabha leitor de Frantz Fanon: acerca da prerrogativa pós-colonial. In: Revista Crítica Histórica. Ano III, no. 5 (jul. 2012). Maceió: UFAL, 2012. - ISSN 2177-9961. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&u.... Acesso em 29 jan 2021.

 

BHABHA, H. K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila; Eliana Lourenço de Lima Reis; e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. Disponível em: https://teoliteraria.files.wordpress.com/2013/02/bhabha-homi-k-o-local-d.... Acesso em: 29 jan 2021.

 

CALABRE, Lia (Org.). Políticas culturais: diálogo indispensável. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2005.

 

CANEDO, Daniele. “CULTURA É O QUÊ?” - REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE CULTURA E A ATUAÇÃO DOS  PODERES PÚBLICOS. Artigo apresentado no V ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado de 27 A 29 de maio de 2009, Faculdade de Comunicação / UFBA, Salvador, Bahia, Brasil.

 

CARDOSO. R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

 

CHAUÍ, Marilena. Cidadania cultural: o direito à cultura. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.

 

Cultura e representação. Organização e revisão técnica: Arthur Ituassu; Tradução: Daniel Miranda e Willian Oliveira. Rio de Janeiro:: Apicuri, 2016.

 

ESBELL, Jaider. Autodecolonização - uma pesquisa pessoal no além coletivo. Disponível em: http://www.jaideresbell.com.br/site/2020/08/09/auto-decolonizacao-uma-pe... Acesso em 9  agosto 2020.

 

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.22, n.2, p.15-46, jul./dez. 1997.

 

HALL, S. A identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.]

 

_______. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais.Org. Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora UFMG, Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

 

KATZ, H. O que lateja na palavra pandemia. Copenhague / Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2020. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&u.... Acesso em: 25 jan 2021.

 

RIBEIRO. S. C. Laboratório de metadados de tudo que é estrangeiro: sustentabilidade cultural para futuros desconhecidos. Roma, 2021. No prelo.

 

RUBIM, A. Políticas culturais: entre o possível e o impossível. In: NUSSBAUMER, Gisele Marchiori (Org.). Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2005. p. 139-158. Coleção CULT , 1.

 

______. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições. Revista Galáxia, São Paulo, n. 13, jun. 2007, p. 101-113.

 

RUBIM, Albino e ROCHA, Renata (org). Políticas culturais. Salvador: EDUFBA, 2012.

 

SANTOS, J. L. O que é cultura. Coleção Primeiros Passos-110. São Paulo: Brasiliense, 2006.

 

SANTOS, S; MENESES, M. P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.                      

 

TURINO, C. Ponto de Cultura: O Brasil de baixo para cima. São Paulo: Anita Garibaldi, 2009.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BEZERRA, R. B. Corona Pixel: Imaginários da Crise da Covid-19. Orientadora: Dra. Sheila Canevacci Ribeiro. 2020. 103 f. TCC (Pós-Graduação Lato Sensu), Curso de Cultura Material & Consumo: perspectivas semiopsicanalíticas, ECA - Universidade de São Paulo, 2020.

 

CAPOBIANCO, E. Tradutor traduzido (entrevista com o teórico cultural Homi Bhabha) – por W.J.T. Mitchell (1995) [tradução]. Antimidia Blog: textos sem sentido, para leituras sem atenção, direcionados às pessoas sem nada para fazer. 16 de junho de 2017. Disponível em: https://antimidiablog.wordpress.com/2017/06/16/tradutor-traduzido-entrev.... Acesso em: 03 mar 2021.

 

CANCLINI, N. G. Latinos - americanos à procura de um lugar neste século. São Paulo: Iluminuras, 2008.

 

CÔRTES, C. et. al. Formação em políticas e gestão da cultura no contexto dos bacharelados interdisciplinares da Universidade Federal da Bahia. In: Anais do II Encontro Internacional de Direitos Culturais, UNIFOR: Fortaleza, 2013.

RIBEIRO, S. C. Congruência Absurda: corpomídia da metrópole comunicacional. Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica. São Paulo: PUC/SP, 2014.

RUBIM, A. As políticas culturais e o Governo Lula. In: Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v.31, n.1, p. 183-203, jan./jun. 2008                                  

                                                          

______. Políticas Culturais no Brasil: passado e presente. In: RUBIM, Albino e ROCHA, Renata (orgs.). Políticas Culturais. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 29-48

SAID, E. Cultura e Política. Emir Sader (Org.). Tradução de Luiz Bernardo Pericas, São Paulo: Boitempo, 2003.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Cultura. Fomento ao Teatro: 12 anos. Carlos Antonio Moreira Gomes e Marisabel Lessi de Mello (Orgs). São Paulo: SMC, 2014.

YASUI, S. Rupturas e encontros: desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.

 

 

LINKOGRAFIA

Laboratório IMAGINAR MUITO MESMO https://ihacdigital.ufba.br/4451/

 

A cura pela rede

https://www1.folha.uol.com.br/paywall/signup.shtml?https://www1.folha.uol.com.br/fsp/saudeciencia/71803-a-cura-pela-rede.shtml

 

Fomento ao Teatro. Cidade de São Paulo. https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/fomentos/teatro/

 

A Dança se move. http://dancasemove.blogspot.com/

 

MAAM, Museo dell’Altro e dell’Altrove di Metropoliz_città meticcia. https://www.youtube.com/watch?v=_jcLsrcm5Xw

 

Inovação em projetos culturais – com André Martinez. https://nex.work/inovacao-em-projetos-culturais-com-andre-martinez/

 

Academics for Black Survival and Wellness: https://www.academics4blacklives.com/

 

Centro de Cultura e Acolhimento LGBTQIA+ Casa Aurora (Salvador/BA): https://www.instagram.com/aurora_casalgbt/; https://evoe.cc/casaaurora

 

Centro de Cultura e Acolhimento LGBT Casa 1 (São Paulo / SP): https://www.casaum.org/quem-somos/; https://www.instagram.com/casa1

 

Fundação Gregório de Mattos - Prefeitura Municipal de Salvador: http://www.culturafgm.salvador.ba.gov.br/

 

Fundação Cultural do Estado da Bahia: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/

 

Fundo de Cultura do Estado da Bahia: http://www.cultura.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=40

 

FazCultura - Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural: http://www.cultura.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=201

 

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas - CONAQ: http://conaq.org.br/

 

Quilombo Quingoma: https://www.instagram.com/quingomaquilombo/

 

The National Mental Health Programme / Ministry of Público Health, República of Lebanon: https://www.instagram.com/nmhplebanon/

 

https://revistacult.uol.com.br/home/jorge-mautner-80-um-artista-cientista.

 

 

VIDEOGRAFIA

Italiano divulga seus diagnósticos na rede e pede cura para câncer no cérebro
https://www.youtube.com/watch?v=z9yQtosW5z0

 

Laerte_ Programa Roda Viva da TV Cultura 20/02/2012:

https://youtu.be/j5hXQDThUiA

 

 

 

Ementa: 

Estudo das políticas culturais. Conceitos e abrangências das políticas culturais. Estudo de temas e casos específicos de políticas culturais, com ênfase para a situação no mundo contemporâneo.