PROFESSORA: Dr.ª Sheila Canevacci Ribeiro
EMENTA |
Estudos e reflexões analíticas sobre temas culturais relevantes para a formação acadêmica na área de Artes. Aprofundamento e integração de percursos exploratórios a partir de quatro eixos: palavra, imagem, som e corpo. Realizações de ações artísticas em torno da elaboração de produtos.
|
EMENTA ESPECÍFICA
Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se; Essas são as ações artísticas deste componente. Trabalharemos especificamente com a questão do documentário contemporâneo. Além das linguagens envolvidas em um documentário, que envolvem sobretudo som e imagem - mas também corpo e textualidades, exploraremos os temas de documentação contemporânea, como questões do ambiente, imigração, guerra, vírus, sexo, trabalho, religião, tortura e vigilancia. Esta exploração culminará na produção de um auto-documentário poético debruçando-se na relação entre fato, ficção e fake.
OBJETIVOS |
▪ Dilatar a potência artística da estudante; ▪ Instruir em teorias e conceitos do campo transdisciplinar das artes; ▪ Promover reflexão no campo artístico-cultural contemporâneo local e glocal; ▪ Experimentar zonas de conhecimento artístico; ▪ Presenciar intensidade; ▪ Capacitar para a prática artística através da experimentação de métodos, técnicas e ferramentas; ▪ Instigar criações solo, coletivamente e em conectividade; ▪ Estimular a compreensão crítica, estética e cosmológica dos contextos das práticas das artes; ▪ Desenvolver linguagem em torno de sistemas estéticos; |
METODOLOGIA e RECURSOS INSTRUCIONAIS |
Aulas laboratoriais, com tom de residência artística, conduzirão as estudantes a um constante processo multivetorial, envolvendo pesquisa, experimentação, criação, composição, materialização, produção, divulgação das artes e suas ações. A dimensão documental enquanto razão nos guiará por um excurso por produções documentais específicas e icônicas, suas culturas e movimentos, estilos e comportamentos narrativos, musicalidades, políticas culturais, performances, moda, tipografías, títulos, pseudónimos, slogans, conceitos e o que mais compor seus imaginários. A partir da dimensão do “auto-documentário", exploraremos possibilidades de apreciação, expansão e experimentação considerando os vários níveis de informação e conhecimento implícitos e explícitos na construção de um trabalho artístico. Teoria e prática serão tensionadas, cruzadas e imbricadas e, através de perguntas simples, jogos, técnicas, estímulos variados, calmaria e pouso, as estudantes serão estimuladas a criar materialidades artísticas e a ampliar suas visões críticas. A experiência e expertise das estudantes, em seus percursos de artistas ou de estudantes na interdisciplinaridade, serão fontes basilares e primordiais em tempo real para fundamentar a teoria (leitura orientada, vídeo-aulas e estudos de casos). As estudantes deverão compartilhar processos e materializações artísticas autorais e coletivas que serão também textos de análise, assim como bibliografia de base. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
|||
Embasamento teórico ● Materialidade na arte; ● Movimentos artísticos; ● Dimensões estéticas; ● Estudo do Imaginário; ● Transculturalidade; ● Emocionar-se e fazer emocionar;
Embasamento prático Práticas de pesquisa, criação, compartilhamento, atuação e reflexão randômicas em zonas de conhecimento artístico (como a performance, a moda, o design, a música, o audiovisual, a fotografia, a arte conceitual etc).
|
BIBLIOGRAFIA / LINKOGRAFIA |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA SBRAGIA, Piero. Novas Fronteiras do Documentário; Entre a Factualidade e a Ficcionalidade. 1ª Edição. São Paulo; Chiado Editora, 7 de julho de 2020. MATTOS, Carlos Alberto. Cinema de Fato; Anotações Sobre Documentário. 1ª Edição. Rio de Janeiro; Editora Jaguatirica, 3 de abril de 2016.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR VÍDEOS NAS ALDEIAS. Vídeos nas Aldeias, 2009. Página inicial. Disponível em: https://videonasaldeias.org.br/2009/. Acesso em 23 de março de 2022. ESTAMIRA. Direção de Marcos Prado. Rio de Janeiro; Zazen Produções e Riofilme, 2005. 1 DVD (121 min).
LINKOGRAFIA BÁSICA Existe algo que ainda me acontece agora (Pedro Galiza, 2021). NEM NATIONAL NEM GEOGRAPHIC (Sheila Ribeiro, 2021). Play (Cristian Duarte, 2021). #0 - IMAGINANDO COM Gilsamara Moura: Sistemas e transformações – uma artista na universidade. #1 – IMAGINANDO COM Alejandro Ahmed e Cena 11: Arte e nudez na internet a partir da obra “Teaser para futuro fantasma”. (Cena 11) - https://www.youtube.com/watch?v=U8pRgu12Ixk #2 - IMAGINANDO COM Padma Viswanathan - Ficções e não ficções: Brasis, Índias e Canadas. #2 - IMAGINANDO COM Padma Viswanathan: Ficções e não ficções: Brasis, Índias e Canadas - YouTube #3 - IMAGINANDO COM Massimo Canevacci: A solidão não solitária – o desafio que a COVID-19 nos oferece. #4 - IMAGINANDO COM Regina Queiroz – MALEBOLGE: Viagem de Pasolini em um Brasil fascista. #4 IMAGINANDO COM Regiana Queiroz - MALEBOLGE: Viagem de Pasolini em um Brasil fascista - YouTube #6 IMAGINANDO COM Neto Machado e Jorge Alencar – Lembrança, Libido etc. https://www.youtube.com/watch?v=8rnTxnM2FvM&list=PLi-zUOpBLf-qXk0oaT6dZZCxNQiZq4lGP&index=7 #7 - Imaginando MAGNAMENTE com Helena Katz: A tecnologia brinca de esconde-esconde #7 imaginando MAGNAMENTE com Helena Katz - A tecnologia brinca de esconde-esconde - YouTube #9 Imaginando MAGNAMENTE com JaymeFygura feat JeisiEkê: homenagem ao monumento andante - https://www.youtube.com/watch?v=YfhiNrWirT4 #11 - IMAGINANDO COM Karlla Girotto – O avesso de tudo o que é humano - https://www.youtube.com/watch?v=yYz0M3K0REo&list=PLi-zUOpBLf-qXk0oaT6dZZCxNQiZq4lGP&index=13 #14 - IMAGINANDO COM Cláudia Attimonelli – Gênero e tecnologia: iconografias degeneradas para hipóteses de desfronteiramento. (1) #14 - IMAGINANDO COM Claudia Attimonelli: Gênero e Tecnologia - YouTube
|
Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se; Essas são as ações artísticas deste componente. Trabalharemos especificamente com a questão do documentário contemporâneo. Além das linguagens envolvidas em um documentário, que envolvem sobretudo som e imagem - mas também corpo e textualidades, exploraremos os temas de documentação contemporânea, como questões do ambiente, imigração, guerra, vírus, sexo, trabalho, religião, tortura e vigilancia. Esta exploração culminará na produção de um auto-documentário poético debruçando-se na relação entre fato, ficção e fake.