2022.1 - Documentário Contemporâneo

PROFESSORA: Dr.ª Sheila Canevacci Ribeiro

 

 

 

EMENTA

Estudos e reflexões analíticas sobre temas culturais relevantes para a formação acadêmica na área de Artes. Aprofundamento e integração de percursos exploratórios a partir de quatro eixos: palavra, imagem, som e corpo. Realizações de ações artísticas em torno da elaboração de produtos.

 

 

EMENTA ESPECÍFICA

Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se; Essas são as ações artísticas deste componente. Trabalharemos especificamente com a questão do documentário contemporâneo. Além das linguagens envolvidas em um documentário, que envolvem sobretudo som e imagem - mas também corpo e textualidades, exploraremos os temas de documentação contemporânea, como questões do ambiente, imigração, guerra, vírus, sexo, trabalho, religião, tortura e vigilancia. Esta exploração culminará na produção de um auto-documentário poético debruçando-se na relação entre fato, ficção e fake.

 

OBJETIVOS

▪ Dilatar a potência artística da estudante;

▪ Instruir em teorias e conceitos do campo transdisciplinar das artes;

▪ Promover reflexão no campo artístico-cultural contemporâneo local e glocal;

▪ Experimentar zonas de conhecimento artístico;

▪ Presenciar intensidade;

▪ Capacitar para a prática artística através da experimentação de métodos, técnicas e ferramentas;

▪ Instigar criações solo, coletivamente e em conectividade;

▪ Estimular a compreensão crítica, estética e cosmológica dos contextos das práticas das artes;

▪ Desenvolver linguagem em torno de sistemas estéticos;

 

 

METODOLOGIA e RECURSOS INSTRUCIONAIS

Aulas laboratoriais, com tom de residência artística, conduzirão as estudantes a um constante processo multivetorial, envolvendo pesquisa, experimentação, criação, composição, materialização, produção, divulgação das artes e suas ações. A dimensão documental enquanto razão nos guiará por um excurso por produções documentais específicas e icônicas, suas culturas e movimentos, estilos e comportamentos narrativos, musicalidades, políticas culturais, performances, moda, tipografías, títulos, pseudónimos, slogans, conceitos e o que mais compor seus imaginários. A partir da dimensão do “auto-documentário", exploraremos possibilidades de apreciação, expansão e experimentação considerando os vários níveis de informação e conhecimento implícitos e explícitos na construção de um trabalho artístico. Teoria e prática serão tensionadas, cruzadas e imbricadas e, através de perguntas simples, jogos, técnicas, estímulos variados, calmaria e pouso, as estudantes serão estimuladas a criar materialidades artísticas e a ampliar suas visões críticas. A experiência e expertise das estudantes, em seus  percursos de artistas ou de estudantes na interdisciplinaridade,  serão fontes basilares e primordiais em tempo real para fundamentar a teoria (leitura orientada, vídeo-aulas e estudos de casos). As estudantes deverão compartilhar processos e materializações artísticas autorais e coletivas que serão também textos de análise, assim como bibliografia de base. 

 

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Embasamento teórico

●      Materialidade na arte;

●      Movimentos artísticos;

●      Dimensões estéticas;

●      Estudo do Imaginário;

●      Transculturalidade;

●      Emocionar-se e fazer emocionar;

 

Embasamento prático

Práticas de pesquisa, criação, compartilhamento, atuação e reflexão randômicas em zonas de conhecimento artístico (como a performance, a moda, o design, a música, o audiovisual, a fotografia, a arte conceitual etc).

 

 

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação se dará através do desenvolvimento de um auto documentário poético. Este auto documentário não necessariamente precisará ser na linguagem audiovisual, podendo tomar forma em colagem, história em quadrinhos, painéis, grafite, via cenografia ou moda, contanto que possua coerência artístico-conceitual.

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA / LINKOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SBRAGIA, Piero. Novas Fronteiras do Documentário; Entre a Factualidade e a Ficcionalidade. 1ª Edição. São Paulo; Chiado Editora, 7 de julho de 2020.

MATTOS, Carlos Alberto. Cinema de Fato; Anotações Sobre Documentário. 1ª Edição. Rio de Janeiro; Editora Jaguatirica, 3 de abril de 2016.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

VÍDEOS NAS ALDEIAS. Vídeos nas Aldeias, 2009. Página inicial. Disponível em: https://videonasaldeias.org.br/2009/. Acesso em 23 de março de 2022.

ESTAMIRA. Direção de Marcos Prado. Rio de Janeiro; Zazen Produções e Riofilme, 2005. 1 DVD (121 min).

 

LINKOGRAFIA BÁSICA

Existe algo que ainda me acontece agora (Pedro Galiza, 2021).

NEM NATIONAL NEM GEOGRAPHIC (Sheila Ribeiro, 2021).

Play (Cristian Duarte, 2021).

#0 - IMAGINANDO COM Gilsamara Moura: Sistemas e transformações – uma artista na universidade.

#0 - IMAGINANDO COM Gilsamara Moura: Sistemas e transformações - uma artista na universidade - YouTube

#1 – IMAGINANDO COM Alejandro Ahmed e Cena 11: Arte e nudez na internet a partir da obra “Teaser para futuro fantasma”. (Cena 11) - https://www.youtube.com/watch?v=U8pRgu12Ixk

#2 - IMAGINANDO COM Padma Viswanathan - Ficções e não ficções: Brasis, Índias e Canadas.

#2 - IMAGINANDO COM Padma Viswanathan: Ficções e não ficções: Brasis, Índias e Canadas - YouTube

#3 - IMAGINANDO COM Massimo Canevacci: A solidão não solitária – o desafio que a COVID-19 nos oferece.

#3 IMAGINANDO COM Massimo Canevacci - A SOLIDÃO NÃO SOLITÁRIA: o desafio que a COVID-19 nos oferece - YouTube

#4 - IMAGINANDO COM Regina Queiroz – MALEBOLGE: Viagem de Pasolini em um Brasil fascista.

#4 IMAGINANDO COM Regiana Queiroz - MALEBOLGE: Viagem de Pasolini em um Brasil fascista - YouTube

#6 IMAGINANDO COM Neto Machado e Jorge Alencar – Lembrança, Libido etc. https://www.youtube.com/watch?v=8rnTxnM2FvM&list=PLi-zUOpBLf-qXk0oaT6dZZCxNQiZq4lGP&index=7

#7 - Imaginando MAGNAMENTE com Helena Katz: A tecnologia brinca de esconde-esconde

#7 imaginando MAGNAMENTE com Helena Katz - A tecnologia brinca de esconde-esconde - YouTube

#9 Imaginando MAGNAMENTE com JaymeFygura feat JeisiEkê: homenagem ao monumento andante - https://www.youtube.com/watch?v=YfhiNrWirT4

#11 - IMAGINANDO COM Karlla Girotto – O avesso de tudo o que é humano - https://www.youtube.com/watch?v=yYz0M3K0REo&list=PLi-zUOpBLf-qXk0oaT6dZZCxNQiZq4lGP&index=13

#14 - IMAGINANDO COM Cláudia Attimonelli – Gênero e tecnologia: iconografias degeneradas para hipóteses de desfronteiramento.

(1) #14 - IMAGINANDO COM Claudia Attimonelli: Gênero e Tecnologia - YouTube

 

 

 

 

 

 

 

 
Ementa: 

Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se; Essas são as ações artísticas deste componente. Trabalharemos especificamente com a questão do documentário contemporâneo. Além das linguagens envolvidas em um documentário, que envolvem sobretudo som e imagem - mas também corpo e textualidades, exploraremos os temas de documentação contemporânea, como questões do ambiente, imigração, guerra, vírus, sexo, trabalho, religião, tortura e vigilancia. Esta exploração culminará na produção de um auto-documentário poético debruçando-se na relação entre fato, ficção e fake.