2022.2 - Arte, dados e código aberto

PROFESSORA: Dr.ª Sheila Canevacci Ribeiro

 
     

EMENTA

Estudos e reflexão analítica sobre temas culturais relevantes para a formação acadêmica na área de Artes. Aprofundamento e integração de percursos exploratórios a partir de quatro eixos: palavra, imagem, som e corpo. Realizações de ações artísticas em torno da elaboração de produtos.

 

 

EMENTA ESPECÍFICA

Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se; Essas são as ações artísticas deste componente. Salvatore Iaconesi, artista, engenheiro robótico e hacker, trabalha com interferência em sistemas e com o desenho de ecossistemas auto-generativos. Em 2012, detectou um câncer no cérebro e fez deste evento um contexto para mais um trabalho artístico na dimensão da arte e dos códigos abertos. Antes de morrer, em 2022, desenhou o projeto Nuovo Abitare - Um novo jeito de estar (em tradução livre) no qual a sua presença diluída e remota continua trabalhando nos desenhos da arte, dos dados e dos códigos abertos. Sheila Ribeiro, a professora-artista responsável por este componente, colabora com Salvatore, produzindo arte em crítica digital desde 2010 e é a partir desta experiência metodológica que a estudante vai experienciar sua própria criação e processo reflexivo dentro do contexto do projeto  Nuovo Abitare. A relação entre arte, dados e código aberto é portanto a dimensão trabalhada neste componente. Para criarmos arte, exploraremos conceitos e questões vinculadas ao corpo, ao digital, às tecnologias, aos equipamentos e dispositivos, estimulando reflexão e ação culturais e estéticas, focando principalmente no contexto glocal e com perspectiva decolonial.

 

 

 

OBJETIVOS

▪ Experienciar criação em arte e dados;

▪ Dilatar a potência artística dos estudantes;

▪ Instruir em teorias e conceitos do campo transdisciplinar das artes;

▪ Promover reflexão no campo artístico-cultural contemporâneo local e glocal;

▪ Experimentar zonas de conhecimento artístico;

▪ Presenciar intensidade;

▪ Capacitar para a prática artística através da experimentação de métodos, técnicas e ferramentas;

▪ Instigar criações solo, coletivamente e em conectividade;

▪ Estimular a compreensão crítica, estética e cosmológica dos contextos das práticas das artes;

▪ Desenvolver linguagem em torno de sistemas estéticos.

 

 

 

METODOLOGIA e RECURSOS INSTRUCIONAIS

Aulas laboratoriais, com tom de residência artística, conduzirão os estudantes a um constante processo multivetorial, envolvendo pesquisa, experimentação, criação, composição, materialização, produção, divulgação das artes e suas ações. Exploraremos possibilidades de apreciação, expansão e experimentação considerando os vários níveis de informação e conhecimento implícitos e explícitos na construção de um trabalho artístico. A dimensão onoffline enquanto ambiente nos guiará; Uma constelação de conceitos provocarão ações; Estudaremos trabalhos de artistas, principalmente latinoamericanos; Teremos convidados. Teoria e prática serão tensionadas, cruzadas e imbricadas e, através de perguntas simples, jogos, técnicas, estímulos variados, calmaria e pouso, os estudantes serão estimulados a criar materialidades artísticas e a ampliar suas visões críticas. A experiência e expertise dos estudantes, em seus percursos de artistas ou de estudantes na interdisciplinaridade,  serão fontes basilares e primordiais em tempo real para fundamentar a teoria (leitura orientada, vídeo-aulas e estudos de casos). Os estudantes deverão compartilhar processos e materializações artísticas autorais e coletivas que serão também textos de análise, tanto quanto a bibliografia de base do componente. Todos os estímulos citados fomentam processos de criação nos quais ideias se trasformarão em materialidade estética e poética.

 

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Embasamento teórico

 

  • Arte e Dados;
  • Tecnologia e domínio;
  • Mundos Digitais, sistemas e transversalidades;
  • Design e Arte;
  • Materialidade na arte;
  • Movimentos artísticos;
  • Dimensões estéticas;
  • Emocionar-se e fazer emocionar;

 

Embasamento prático

Práticas de pesquisa, criação, compartilhamento, atuação e reflexão randômicas em zonas de conhecimento artístico (como a instalação, o happening, a música, o audiovisual, a escrita, a arte conceitual etc).

 

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação se dará através do desenvolvimento de um trabalho artístico, de relatório dirigido e de reflexão teórica.

 

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA / LINKOGRAFIA

 

 

REFERÊNCIAS BÁSICAS

xx[2]

 

 

Nuovo Abitare - Um jeito de estar:

https://www.he-r.it

Art is open source - Salvatore Iaconesi:

https://www.artisopensource.net/

 

https://www.facebook.com/HumanEcosystems

 

https://www.breakinglatest.news/health/salvatore-iaconesi-the-digital-wonder-is-dead/

 

https://www.repubblica.it/tecnologia/2022/07/26/news/morto_salvatore_iaconesi-359288580/

 

https://www.chirale.it/ciao-salvatore-ci-mancherai/?fbclid=IwAR3n5YFyc65WMzMB72SoZi8nWFiZU9AK_MRgnIJ5sS2kT0FlmcsFlS1Lk8k&fs=e&s=cl

 

TED Talks: My open source cure - Salvatore Iaconesi:

 https://www.youtube.com/watch?v=86ICcxy-6f0

 

AOS - Art is Open Source - My open source cure: Salvatore Iaconesi: https://www.youtube.com/watch?v=5ESWiBYdiN0&feature=youtu.be

 

PRIOSTE, Marcelo (Org.). Redes, séries e nós. Porto Alegre: Editora Fi, 2022. 249 p. Disponível em: https://www.editorafi.org/ebook/542rede?fbclid=IwAR1tDF2ftX0dqO2u96GQcSM.... Acesso em: 8 set. 2022.

 

 

 

 

 

 

Revista Digital de Tecnologias Cognitivas TEC COGS, edição 23, Janeiro/Junho - 2021 - Autoria: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

LINKOGRAFIA BÁSICA

 

#0 - IMAGINANDO COM Gilsamara Moura: Sistemas e transformações – uma artista na universidade.

#0 - IMAGINANDO COM Gilsamara Moura: Sistemas e transformações - uma artista na universidade - YouTube

#1 – IMAGINANDO COM Alejandro Ahmed e Cena 11: Arte e nudez na internet a partir da obra “Teaser para futuro fantasma”. (Cena 11) - https://www.youtube.com/watch?v=U8pRgu12Ixk

#2 - IMAGINANDO COM Padma Viswanathan - Ficções e não ficções: Brasis, Índias e Canadas.

#2 - IMAGINANDO COM Padma Viswanathan: Ficções e não ficções: Brasis, Índias e Canadas - YouTube

#3 - IMAGINANDO COM Massimo Canevacci: A solidão não solitária – o desafio que a COVID-19 nos oferece.

#3 IMAGINANDO COM Massimo Canevacci - A SOLIDÃO NÃO SOLITÁRIA: o desafio que a COVID-19 nos oferece - YouTube

#4 - IMAGINANDO COM Regina Queiroz – MALEBOLGE: Viagem de Pasolini em um Brasil fascista.

#4 IMAGINANDO COM Regiana Queiroz - MALEBOLGE: Viagem de Pasolini em um Brasil fascista - YouTube

#6 IMAGINANDO COM Neto Machado e Jorge Alencar – Lembrança, Libido etc. https://www.youtube.com/watch?v=8rnTxnM2FvM&list=PLi-zUOpBLf-qXk0oaT6dZZCxNQiZq4lGP&index=7

#7 - Imaginando MAGNAMENTE com Helena Katz: A tecnologia brinca de esconde-esconde

#7 imaginando MAGNAMENTE com Helena Katz - A tecnologia brinca de esconde-esconde - YouTube

#9 Imaginando MAGNAMENTE com JaymeFygura feat JeisiEkê: homenagem ao monumento andante - https://www.youtube.com/watch?v=YfhiNrWirT4

#11 - IMAGINANDO COM Karlla Girotto – O avesso de tudo o que é humano - https://www.youtube.com/watch?v=yYz0M3K0REo&list=PLi-zUOpBLf-qXk0oaT6dZZCxNQiZq4lGP&index=13

#14 - IMAGINANDO COM Cláudia Attimonelli – Gênero e tecnologia: iconografias degeneradas para hipóteses de desfronteiramento.

(1) #14 - IMAGINANDO COM Claudia Attimonelli: Gênero e Tecnologia - YouTube

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ementa: 

Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se; Essas são as ações artísticas deste componente. Salvatore Iaconesi, artista, engenheiro robótico e hacker, trabalha com interferência em sistemas e com o desenho de ecossistemas auto-generativos. Em 2012, detectou um câncer no cérebro e fez deste evento um contexto para mais um trabalho artístico na dimensão da arte e dos códigos abertos. Antes de morrer, em 2022, desenhou o projeto Nuovo Abitare - Um novo jeito de estar (em tradução livre) no qual a sua presença diluída e remota continua trabalhando nos desenhos da arte, dos dados e dos códigos abertos. Sheila Ribeiro, a professora-artista responsável por este componente, colabora com Salvatore, produzindo arte em crítica digital desde 2010 e é a partir desta experiência metodológica que a estudante vai experienciar sua própria criação e processo reflexivo dentro do contexto do projeto  Nuovo Abitare. A relação entre arte, dados e código aberto é portanto a dimensão trabalhada neste componente. Para criarmos arte, exploraremos conceitos e questões vinculadas ao corpo, ao digital, às tecnologias, aos equipamentos e dispositivos, estimulando reflexão e ação culturais e estéticas, focando principalmente no contexto glocal e com perspectiva decolonial.