PROFESSORA: Dr.ª Sheila Canevacci Ribeiro |
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EMENTA |
Estudos e reflexão analítica sobre temas culturais relevantes para a formação acadêmica na área de Artes. Aprofundamento e integração de percursos exploratórios a partir de quatro eixos: palavra, imagem, som e corpo. Realizações de ações artísticas em torno da elaboração de produtos.
EMENTA ESPECÍFICA Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se; Essas são as ações artísticas deste componente. Salvatore Iaconesi, artista, engenheiro robótico e hacker, trabalha com interferência em sistemas e com o desenho de ecossistemas auto-generativos. Em 2012, detectou um câncer no cérebro e fez deste evento um contexto para mais um trabalho artístico na dimensão da arte e dos códigos abertos. Antes de morrer, em 2022, desenhou o projeto Nuovo Abitare - Um novo jeito de estar (em tradução livre) no qual a sua presença diluída e remota continua trabalhando nos desenhos da arte, dos dados e dos códigos abertos. Sheila Ribeiro, a professora-artista responsável por este componente, colabora com Salvatore, produzindo arte em crítica digital desde 2010 e é a partir desta experiência metodológica que a estudante vai experienciar sua própria criação e processo reflexivo dentro do contexto do projeto Nuovo Abitare. A relação entre arte, dados e código aberto é portanto a dimensão trabalhada neste componente. Para criarmos arte, exploraremos conceitos e questões vinculadas ao corpo, ao digital, às tecnologias, aos equipamentos e dispositivos, estimulando reflexão e ação culturais e estéticas, focando principalmente no contexto glocal e com perspectiva decolonial.
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OBJETIVOS |
▪ Experienciar criação em arte e dados; ▪ Dilatar a potência artística dos estudantes; ▪ Instruir em teorias e conceitos do campo transdisciplinar das artes; ▪ Promover reflexão no campo artístico-cultural contemporâneo local e glocal; ▪ Experimentar zonas de conhecimento artístico; ▪ Presenciar intensidade; ▪ Capacitar para a prática artística através da experimentação de métodos, técnicas e ferramentas; ▪ Instigar criações solo, coletivamente e em conectividade; ▪ Estimular a compreensão crítica, estética e cosmológica dos contextos das práticas das artes; ▪ Desenvolver linguagem em torno de sistemas estéticos.
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METODOLOGIA e RECURSOS INSTRUCIONAIS |
Aulas laboratoriais, com tom de residência artística, conduzirão os estudantes a um constante processo multivetorial, envolvendo pesquisa, experimentação, criação, composição, materialização, produção, divulgação das artes e suas ações. Exploraremos possibilidades de apreciação, expansão e experimentação considerando os vários níveis de informação e conhecimento implícitos e explícitos na construção de um trabalho artístico. A dimensão onoffline enquanto ambiente nos guiará; Uma constelação de conceitos provocarão ações; Estudaremos trabalhos de artistas, principalmente latinoamericanos; Teremos convidados. Teoria e prática serão tensionadas, cruzadas e imbricadas e, através de perguntas simples, jogos, técnicas, estímulos variados, calmaria e pouso, os estudantes serão estimulados a criar materialidades artísticas e a ampliar suas visões críticas. A experiência e expertise dos estudantes, em seus percursos de artistas ou de estudantes na interdisciplinaridade, serão fontes basilares e primordiais em tempo real para fundamentar a teoria (leitura orientada, vídeo-aulas e estudos de casos). Os estudantes deverão compartilhar processos e materializações artísticas autorais e coletivas que serão também textos de análise, tanto quanto a bibliografia de base do componente. Todos os estímulos citados fomentam processos de criação nos quais ideias se trasformarão em materialidade estética e poética. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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Embasamento teórico
Embasamento prático Práticas de pesquisa, criação, compartilhamento, atuação e reflexão randômicas em zonas de conhecimento artístico (como a instalação, o happening, a música, o audiovisual, a escrita, a arte conceitual etc).
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BIBLIOGRAFIA / LINKOGRAFIA |
REFERÊNCIAS BÁSICAS
Nuovo Abitare - Um jeito de estar: Art is open source - Salvatore Iaconesi: https://www.artisopensource.net/
https://www.facebook.com/HumanEcosystems
https://www.breakinglatest.news/health/salvatore-iaconesi-the-digital-wonder-is-dead/
https://www.repubblica.it/tecnologia/2022/07/26/news/morto_salvatore_iaconesi-359288580/
TED Talks: My open source cure - Salvatore Iaconesi: https://www.youtube.com/watch?v=86ICcxy-6f0
AOS - Art is Open Source - My open source cure: Salvatore Iaconesi: https://www.youtube.com/watch?v=5ESWiBYdiN0&feature=youtu.be
PRIOSTE, Marcelo (Org.). Redes, séries e nós. Porto Alegre: Editora Fi, 2022. 249 p. Disponível em: https://www.editorafi.org/ebook/542rede?fbclid=IwAR1tDF2ftX0dqO2u96GQcSM.... Acesso em: 8 set. 2022.
Revista Digital de Tecnologias Cognitivas TEC COGS, edição 23, Janeiro/Junho - 2021 - Autoria: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES LINKOGRAFIA BÁSICA
#0 - IMAGINANDO COM Gilsamara Moura: Sistemas e transformações – uma artista na universidade. #1 – IMAGINANDO COM Alejandro Ahmed e Cena 11: Arte e nudez na internet a partir da obra “Teaser para futuro fantasma”. (Cena 11) - https://www.youtube.com/watch?v=U8pRgu12Ixk #2 - IMAGINANDO COM Padma Viswanathan - Ficções e não ficções: Brasis, Índias e Canadas. #2 - IMAGINANDO COM Padma Viswanathan: Ficções e não ficções: Brasis, Índias e Canadas - YouTube #3 - IMAGINANDO COM Massimo Canevacci: A solidão não solitária – o desafio que a COVID-19 nos oferece. #4 - IMAGINANDO COM Regina Queiroz – MALEBOLGE: Viagem de Pasolini em um Brasil fascista. #4 IMAGINANDO COM Regiana Queiroz - MALEBOLGE: Viagem de Pasolini em um Brasil fascista - YouTube #6 IMAGINANDO COM Neto Machado e Jorge Alencar – Lembrança, Libido etc. https://www.youtube.com/watch?v=8rnTxnM2FvM&list=PLi-zUOpBLf-qXk0oaT6dZZCxNQiZq4lGP&index=7 #7 - Imaginando MAGNAMENTE com Helena Katz: A tecnologia brinca de esconde-esconde #7 imaginando MAGNAMENTE com Helena Katz - A tecnologia brinca de esconde-esconde - YouTube #9 Imaginando MAGNAMENTE com JaymeFygura feat JeisiEkê: homenagem ao monumento andante - https://www.youtube.com/watch?v=YfhiNrWirT4 #11 - IMAGINANDO COM Karlla Girotto – O avesso de tudo o que é humano - https://www.youtube.com/watch?v=yYz0M3K0REo&list=PLi-zUOpBLf-qXk0oaT6dZZCxNQiZq4lGP&index=13 #14 - IMAGINANDO COM Cláudia Attimonelli – Gênero e tecnologia: iconografias degeneradas para hipóteses de desfronteiramento. (1) #14 - IMAGINANDO COM Claudia Attimonelli: Gênero e Tecnologia - YouTube
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Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se; Essas são as ações artísticas deste componente. Salvatore Iaconesi, artista, engenheiro robótico e hacker, trabalha com interferência em sistemas e com o desenho de ecossistemas auto-generativos. Em 2012, detectou um câncer no cérebro e fez deste evento um contexto para mais um trabalho artístico na dimensão da arte e dos códigos abertos. Antes de morrer, em 2022, desenhou o projeto Nuovo Abitare - Um novo jeito de estar (em tradução livre) no qual a sua presença diluída e remota continua trabalhando nos desenhos da arte, dos dados e dos códigos abertos. Sheila Ribeiro, a professora-artista responsável por este componente, colabora com Salvatore, produzindo arte em crítica digital desde 2010 e é a partir desta experiência metodológica que a estudante vai experienciar sua própria criação e processo reflexivo dentro do contexto do projeto Nuovo Abitare. A relação entre arte, dados e código aberto é portanto a dimensão trabalhada neste componente. Para criarmos arte, exploraremos conceitos e questões vinculadas ao corpo, ao digital, às tecnologias, aos equipamentos e dispositivos, estimulando reflexão e ação culturais e estéticas, focando principalmente no contexto glocal e com perspectiva decolonial.