PROFESSORA: Dra. Sheila Canevacci Ribeiro
EMENTA |
Estudos e reflexão analítica sobre temas culturais relevantes para a formação acadêmica na área de Artes. Aprofundamento e integração de percursos exploratórios a partir de quatro eixos: palavra, imagem, som e corpo. Realizações de ações artísticas em torno da elaboração de produtos.
|
EMENTA ESPECÍFICA
Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se são as ações artísticas deste componente. O conceito de “disco”, sua cultura e sua dimensão de conhecimento, nos guiará para estudar, explorar e vivenciar materialidades artísticas manifestadas na relação corpo-ambiente pelas moda, design, performance, fotografia, música, artes gráficas e conceitual, escritas; e pelos corpo, som, estilo, comportamento, evento, consumo, digital e movimentos político-culturais.
OBJETIVOS |
▪ Dilatar a potência artística da estudante; ▪ Instruir em teorias e conceitos do campo transdisciplinar das artes; ▪ Promover reflexão no campo artístico-cultural contemporâneo local e glocal; ▪ Experimentar zonas de conhecimento artístico; ▪ Presenciar intensidade; ▪ Capacitar para a prática artística através da experimentação de métodos, técnicas e ferramentas; ▪ Instigar criações solo, coletivamente e em conectividade; ▪ Estimular a compreensão crítica, estética e cosmológica dos contextos das práticas das artes; ▪ Desenvolver linguagem em torno de sistemas estéticos; |
METODOLOGIA e RECURSOS INSTRUCIONAIS |
Aulas laboratoriais, com tom de residência artística, conduzirão as estudantes a um constante processo multivetorial, envolvendo pesquisa, experimentação, criação, composição, materialização, produção, divulgação das artes e suas ações. A dimensão do “disco” enquanto fenômeno guiará um excurso por casos empíricos de discos específicos e icônicos, suas culturas e movimentos, estilos e comportamentos, musicalidades, políticas culturais, performances, moda, tipografías, títulos, pseudónimos, slogans, conceitos e o que mais compor seus imaginários. A partir da dimensão do “disco”, exploraremos possibilidades de apreciação, expansão e experimentação considerando os vários níveis de informação e conhecimento implícitos e explícitos na construção de um trabalho artístico. Teoria e prática serão tensionadas, cruzadas e imbricadas, e através de perguntas simples, jogos, técnicas, estímulos variados, calmaria e pouso, as estudantes serão estimuladas a criar materialidades artísticas e a construir visão crítica. A experiência e expertise das estudantes, em seus percursos de artistas ou de estudantes na interdisciplinaridade, serão fonte primordial em tempo real e base para fundamentar a teoria ( leitura orientada e estudos de casos). Os estudantes deverão compartilhar processos e materializações artísticas autorais e coletivas que serão também textos de análise, assim como bibliografia de base, podendo ou não ter a participação de professores convidados. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
|||
Embasamento teórico
Embasamento prático Práticas de criação, compartilhamento, atuação e reflexão randômicas em zonas de conhecimento artístico (como a performance, a moda, o design, a música, o audiovisual, a fotografia, a arte conceitual etc).
EIXOS
|
BIBLIOGRAFIA / LINKOGRAFIA |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA BARROS DE CASTRO, M., Gilberto Gil - Refavela, Editora: COBOGÓ, 2017. DUARTE, P., Tropicalia ou Panis et Circencis - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2018. IVONE LARA, D., Sorriso Negro, 2019 MUYLAERT, A., Durval Discos, Editora: Papagaio, 2003. OLIVEIRA, B., Estudando o Samba - Tom Zé - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALGODOAL ANTONIO, Z., Discoteca Básica, Editora: EDIÇÕES IDEAL, 2014. COELHO, F., Lado B Lado A - o Rappa - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014. CORONA, R., Sonorizador (LIVRO DISCO), Editora: ILUMINURAS, 2000. DA COSTA E SILVA, P., A Tábua de Esmeralda e A Pequena Renascença de Jorge Ben Jor - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014. DAVIS, E., LED Zeppelin IV - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. DIMERY, R., 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer, Editora: Arqueiro, 2008. menelique INGLIS, S., Harvest: NEIL YOUNG - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2016. LUNDY, Z., Songs In The Key Of Life - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. MAROVATTO, M., As Quatro Estações - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. OCHS, M., 1000 record covers, Editora: Taschen, 2015. OTT, C., Unknown Pleasures - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. PERRY, J., Electric Ladyland - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. STEARNS, M., Daydream Nation - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014. WILCKEN, H., David Bowie - LOW, Editora: COBOGÓ, 2018. WILDER, E., Endtroducing - Dj Shadow - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014.
|
Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se são as ações artísticas deste componente. O conceito de “disco”, sua cultura e sua dimensão de conhecimento, nos guiará para estudar, explorar e vivenciar materialidades artísticas manifestadas na relação corpo-ambiente pelas moda, design, performance, fotografia, música, artes gráficas e conceitual, escritas; e pelos corpo, som, estilo, comportamento, evento, consumo, digital e movimentos político-culturais.