PROFESSORA: Dr.ª Sheila Canevacci Ribeiro
EMENTA |
Campo de experiências para desenvolvimento de aptidões artísticas específicas envolvendo saberes, conhecimentos, técnicas e instrumentos inerentes a determinados campos artísticos. Estudo dos processos de comunicação articulados com a composição artística. Os produtos resultantes poderão ser compostos em forma de montagens cênicas, concertos, recitais ou exposições.
EMENTA ESPECÍFICA
A moda performa emoções, desejos e poderes - na rua, nos aplicativos. Detalhes de corpos insolentes, obedientes, bonitos, feios, únicos, básicos e indiferentes. Corpos de alguma, muitas ou sem definição entre decotes, golas altas, botões abertos ou fechados, de brilho ou opacos. Cabelos do raspado ao longuíssimo, carecas disfarçadas ou assumidas, tranças da ancestralidade ou deslocadas, orgulhosos narizes largos ou de cirurgias plásticas em série - detalhes: corposmoda-corposarte.
Partindo das possíveis relações entre corpo, arte e moda, o componente ministrado pela Profa.- Artista Sheila Ribeiro será prático e laboratorial, tendo como eixo central a criação em Moda. Aos moldes de uma residência artística, a moda será abordada como fenômeno de expressão pós-industrial e evento de contemporaneidade. Estilo, comportamento, rupturas, conceitos, criatividade, materialidade, colonialidade, relação corpo-ambiente, digital e automatismo serão alguns eixos de interesse. Coletivamente, vamos compartilhar o resultado do componente em um evento, provavelmente um desfile de moda. |
OBJETIVOS |
▪ Experienciar criação em artes do corpo e moda; ▪ Dilatar a potência artística dos estudantes; ▪ Instruir em teorias e conceitos do campo transdisciplinar das artes; ▪ Promover reflexão no campo artístico-cultural contemporâneo local e glocal; ▪ Experimentar zonas de conhecimento artístico; ▪ Capacitar para a prática artística através da experimentação de métodos, técnicas e ferramentas; ▪ Instigar criações solo, coletivamente e em conectividade; ▪ Presenciar intensidade como parte da materialidade da arte; ▪ Desenvolver linguagem em torno de sistemas estéticos; ▪ Estimular a compreensão crítica, estética e cosmológica dos contextos das práticas das artes;
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METODOLOGIA e RECURSOS INSTRUCIONAIS |
O componente entrelaça estilos, comportamentos, símbolos, tensões, vetores e códigos, criando a partir e através da dos ecossistemas da Moda. Aulas laboratoriais, com tom de residência artística, conduzirão os estudantes a um constante processo multivetorial, envolvendo pesquisa, experimentação, criação, composição, materialização, produção, divulgação das artes e suas ações. Exploraremos possibilidades de apreciação, expansão e experimentação considerando os vários níveis de informação e conhecimento implícitos e explícitos na construção de um trabalho artístico. A dimensão onoffline enquanto ambiente nos guiará; Uma constelação de conceitos provocarão ações; Estudaremos trabalhos de artistas; Teoria e prática serão tensionadas, cruzadas e imbricadas e, através de perguntas simples, jogos, técnicas, estímulos variados, calmaria e pouso, os estudantes serão estimulados a criar materialidades artísticas e a ampliar suas visões críticas. A experiência e expertise dos estudantes, em seus percursos de artistas ou de estudantes na interdisciplinaridade, serão fontes basilares e primordiais em tempo real para fundamentar o laboratório de criação. Os estudantes deverão compartilhar processos e materializações artísticas autorais e coletivas que serão também textos de análise.
Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se; Essas são as ações artísticas deste componente dedicado à exploração de conceitos e questões vinculadas ao corpo e suas representações e representatividade, estimulando o processo de pesquisa, criação e materialização estética de operações poéticas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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Embasamento teórico Moda, Design, Artes contemporâneas, Cultura, Artes do corpo, internet e digital, Sociedade, Comunicação, Meio Ambiente e Sistemas, Estética e Materialidade na arte; Psicosemiótica; Estudos do imaginário.
Embasamento prático Práticas de pesquisa, criação, compartilhamento, atuação e reflexão randômicas em zonas de conhecimento artístico (como a instalação, o happening, a música, o audiovisual, a escrita, a arte conceitual etc).
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BIBLIOGRAFIA / LINKOGRAFIA |
REFERÊNCIAS BÁSICAS AVELAR, Suzane. Moda Globalização e Novas Tecnologias. Edição 2. Estação das Letras e Cores e Senac Rio, 2011. 180 páginas. CANCLINI, N. Latino-americanos à procura de um lugar neste século. Edição 1. Iluminuras, 2008. 144 páginas. DE MIRANDA, Ana Paula. Consumo de Moda - A relação pessoa-objeto. Edição 1. Estação das Letras e Cores, 2017. 160 páginas. DE OLIVEIRA, Ana Claudia; CASTILHO, Kathia. Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. Edição 1. Estação das Letras e Cores, 2008. 304 páginas. LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Edição 1. Estação das Letras e Cores, 2014. 126 páginas. LIPOVETSKY, G. Do luxo sagrado ao luxo democrático. São Paulo: Log On Editora multimídia, 2006. MEGIDO, V. A Revolução do Design - Conexões para o século XXI. Edição 1. Editora Gente, 2016. 176 páginas. MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas - Estudos antropológicos sobre a cultura material. Companhia das Letras, 2013. 248 páginas. VILLAÇA, Nízia. A edição do corpo: tecnociência, artes e moda. Edição 1. Estação das Letras e Cores, 2007. 272 páginas. _______. Mixologias: comunicação e o consumo da cultura. Edição 1. Estação das Letras e Cores, 2010. 236 páginas.
LINKOGRAFIA BÁSICA #2 - IMAGINANDO COM Padma Viswanathan: Ficções e não ficções: Brasis, Índias e Canadas - YouTube #4 IMAGINANDO COM Regiana Queiroz - MALEBOLGE: Viagem de Pasolini em um Brasil fascista - YouTube #6 IMAGINANDO COM Neto Machado e Jorge Alencar – Lembrança, Libido etc - Youtube #7 imaginando MAGNAMENTE com Helena Katz - A tecnologia brinca de esconde-esconde - YouTube #9 Imaginando MAGNAMENTE com JaymeFygura feat JeisiEkê: homenagem ao monumento andante - Youtube #11 - IMAGINANDO COM Karlla Girotto – O avesso de tudo o que é humano - Youtube #14 - IMAGINANDO COM Cláudia Attimonelli – Gênero e tecnologia: iconografias degeneradas para hipóteses de desfronteiramento - Youtube
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A moda performa emoções, desejos e poderes - na rua, nos aplicativos. Detalhes de corpos insolentes, obedientes, bonitos, feios, únicos, básicos e indiferentes. Corpos de alguma, muitas ou sem definição entre decotes, golas altas, botões abertos ou fechados, de brilho ou opacos. Cabelos do raspado ao longuíssimo, carecas disfarçadas ou assumidas, tranças da ancestralidade ou deslocadas, orgulhosos narizes largos ou de cirurgias plásticas em série - detalhes: corposmoda-corposarte.
Partindo das possíveis relações entre corpo, arte e moda, o componente ministrado pela Profa.- Artista Sheila Ribeiro será prático e laboratorial, tendo como eixo central a criação em Moda. Aos moldes de uma residência artística, a moda será abordada como fenômeno de expressão pós-industrial e evento de contemporaneidade. Estilo, comportamento, rupturas, conceitos, criatividade, materialidade, colonialidade, relação corpo-ambiente, digital e automatismo serão alguns eixos de interesse. Coletivamente, vamos compartilhar o resultado do componente em um evento, provavelmente um desfile de moda.