2023.2 - Música

PROFESSORA: Dr.ª Sheila Canevacci Ribeiro 


EMENTA

 

Conteúdos curriculares reunindo estudos e reflexão analítica sobre temas culturais relevantes para a formação acadêmica na área de Artes. Aprofundamento e integração de percursos exploratórios a partir de quatro eixos: palavra, imagem, som e corpo. Realizações de ações artísticas em torno da elaboração de produtos.

 

EMENTA ESPECÍFICA

 

Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se. As ações artísticas deste componente estarão relacionadas à composição amadora em música eletrônica e aos movimentos artísticos vinculados às festas e aos rituais.

 

OBJETIVOS

▪ Experienciar criação em música, letra e estilo;

▪ Presenciar intensidade;

▪ Capacitar para a prática artística através da experimentação de métodos, técnicas e ferramentas; 

▪ Instigar criações solo, coletivamente e em conectividade; 

▪ Desenvolver linguagem em torno de sistemas estéticos.

▪ Dilatar a potência artística dos estudantes;

▪ Instruir em teorias e conceitos do campo transdisciplinar das artes;

▪ Promover reflexão no campo artístico-cultural contemporâneo local e glocal;

▪ Experimentar zonas de conhecimento artístico;

▪ Estimular a compreensão crítica, estética e cosmológica dos contextos das práticas das artes;

 

METODOLOGIA e RECURSOS INSTRUCIONAIS

Aulas laboratoriais, com tom de residência artística, conduzirão os estudantes a um constante processo multivetorial, envolvendo pesquisa, experimentação, técnica, criação, composição, materialização, produção, divulgação das artes e suas ações. Exploraremos possibilidades de apreciação, expansão e experimentação considerando os vários níveis de informação e conhecimento implícitos e explícitos na construção de um trabalho artístico. Teoria e prática serão tensionadas, cruzadas e imbricadas e, através de perguntas simples, jogos, técnicas, estímulos variados, calmaria e pouso. A experiência e expertise das estudantes, em seus percursos de artistas ou de estudantes na interdisciplinaridade,  serão fontes basilares e primordiais em tempo real para fundamentar o percurso do componente.  Os estudantes serão estimulados a criar materialidades artísticas e a ampliar suas visões críticas. Estes processos de criação nos quais ideias se transformarão em materialidade estética e poética compartilhadas serão também textos de análise.

 

CONTEÚDO PROGRAMÀTICO

Práticas de pesquisa, criação, compartilhamento, atuação e reflexão randômicas em zonas de conhecimento artístico:

 

      Estudos sobre estilo;

      Estética dos sons;

      Compondo bits - tecnicalidades;

      Ritmos, melodias e intensidades;

      A letra e o eletrônico;

      Composição poética.

      Compartilhamento coletivo e conectivo.

      Mundos Digitais, sistemas e transversalidades;

      Materialidade na arte;

      Movimentos artísticos;

      Dimensões estéticas;

      Emocionar-se e fazer emocionar;

 

ESTRATÈGIA DE AVALIAÇÂO

A avaliação se dará através do desenvolvimento de um trabalho artístico, de relatório dirigido e de reflexão teórica.

BIBLIOGRAFIA / LINKOGRAFIA

REFERÊNCIAS BÁSICAS

 

BARROS DE CASTRO, M., Gilberto Gil - Refavela, Editora: COBOGÓ, 2017.

IVONE LARA, D., Sorriso Negro, 2019.

MUYLAERT, A., Durval Discos, Editora: Papagaio, 2003.

OLIVEIRA, B., Estudando o Samba - Tom Zé - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ALGODOAL ANTONIO, Z. Discoteca Básica, Editora: EDIÇÕES IDEAL, 2014. 

ASSEF, Claudia e MELO, Alexandre. Ondas tropicais: Biografia da primeira DJ do Brasil: Sonia Abreu. Matrix Editora. 2017.

ATTIMONELLI,Claudia E TOMEO, Caterina. l’elettronica è donna Media, corpi, pratiche transfemministe e queer Copertina flessibile. castelvecchi editore. 2022.

BARROS, Lydia G. Tecnobrega no Contexto do Novo Paradigma de Legitimação Musical.  Appris; 1ª edição.2015.

COELHO, F. Lado B Lado A - o Rappa - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014. CORONA, R Sonorizador (LIVRO DISCO), Editora: ILUMINURAS, 2000.

DA COSTA E SILVA, P. A Tábua de Esmeralda e A Pequena Renascença de Jorge Ben Jor - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014.

DAVIS, E. LED Zeppelin IV - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. DIMERY, R., 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer, Editora: Arqueiro, 2008. 

FERREIRA, Pedro Peixoto. Música Eletrônica e Xamanismo: Técnicas Contemporâneas do Êxtase. Orientador: Laymert Garcia dos Santos.2006. 483f. Tese (doutorado). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas.Disponível  em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/410/o/Tese_-_M%C3%BAsica_eletr%C3%B4nica_e_xamanismo.pdf;

GASPAR. Márcio. Acabou o Chorare. O rock'n'roll encontra a batida de João Gilberto. Edições SESC SP. 2020
INGLIS, S., Harvest: NEIL YOUNG - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2016.

LUNDY, Z. Songs In The Key Of Life - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. 

MARC. Eric. MEB: A História da Música Eletrônica Brasileira. ‎ 1ªed. São Paulo: LiteraRua, 2017.

MAROVATTO, M., As Quatro Estações - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. OCHS, M., 1000 record covers, Editora: Taschen, 2015. OTT, C., Unknown Pleasures - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015.

PERRY, J. Electric Ladyland - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015.

STEARNS, M. Daydream Nation - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014.

WILCKEN, H. David Bowie - LOW, Editora: COBOGÓ, 2018. 

WILDER, E. Endtroducing - Dj Shadow - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014. 

 

LINKOGRAFIA BÁSICA

 

#0 - IMAGINANDO COM Gilsamara Moura: Sistemas e transformações - uma artista na universidade - YouTube

#1 – IMAGINANDO COM Alejandro Ahmed e Cena 11: Arte e nudez na internet a partir da obra “Teaser para futuro fantasma”. (Cena 11)

#2 - IMAGINANDO COM Padma Viswanathan: Ficções e não ficções: Brasis, Índias e Canadas - YouTube

#3 IMAGINANDO COM Massimo Canevacci - A SOLIDÃO NÃO SOLITÁRIA: o desafio que a COVID-19 nos oferece - YouTube

#4 IMAGINANDO COM Regiana Queiroz - MALEBOLGE: Viagem de Pasolini em um Brasil fascista - YouTube

#6 IMAGINANDO COM Neto Machado e Jorge Alencar – Lembrança, Libido etc.

#7 imaginando MAGNAMENTE com Helena Katz - A tecnologia brinca de esconde-esconde - YouTube

#9 Imaginando MAGNAMENTE com Jayme Fygura feat JeisiEkê: homenagem ao monumento andante

#11 - IMAGINANDO COM Karlla Girotto – O avesso de tudo o que é humano

#14 - IMAGINANDO COM Cláudia Attimonelli – Gênero e tecnologia: iconografias degeneradas para hipóteses de desfronteiramento.

 

 

 

 

                                                                                                                                                                       

 

 

 

Ementa: 

Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se. As ações artísticas deste componente estarão relacionadas à composição amadora em música eletrônica e aos movimentos artísticos vinculados às festas e aos rituais.