2021.2 - Disco

 

PROFESSORA: Dra. Sheila Canevacci Ribeiro

 

EMENTA

Estudos e reflexão analítica sobre temas culturais relevantes para a formação acadêmica na área de Artes. Aprofundamento e integração de percursos exploratórios a partir de quatro eixos: palavra, imagem, som e corpo. Realizações de ações artísticas em torno da elaboração de produtos.

 

 

EMENTA ESPECÍFICA

Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se são as ações artísticas deste componente. O conceito de “disco”, sua cultura e sua dimensão de conhecimento, nos guiará para estudar, explorar e vivenciar materialidades artísticas manifestadas na relação corpo-ambiente pelas moda, design, performance, fotografia, música, artes gráficas e conceitual, escritas; e pelos corpo, som, estilo, comportamento, evento, consumo, digital e movimentos político-culturais.

 

 

OBJETIVOS

▪ Dilatar a potência artística da estudante;

▪ Instruir em teorias e conceitos do campo transdisciplinar das artes;

▪ Promover reflexão no campo artístico-cultural contemporâneo local e glocal;

▪ Experimentar zonas de conhecimento artístico;

▪ Presenciar intensidade;

▪ Capacitar para a prática artística através da experimentação de métodos, técnicas e ferramentas;

▪ Instigar criações solo, coletivamente e em conectividade;

▪ Estimular a compreensão crítica, estética e cosmológica dos contextos das práticas das artes;

▪ Desenvolver linguagem em torno de sistemas estéticos;

 

 

METODOLOGIA e RECURSOS INSTRUCIONAIS

Aulas laboratoriais, com tom de residência artística, conduzirão as estudantes a um constante processo multivetorial, envolvendo pesquisa, experimentação, criação, composição, materialização, produção, divulgação das artes e suas ações. A dimensão do “disco” enquanto fenômeno guiará um excurso por casos empíricos de discos específicos e icônicos, suas culturas e movimentos, estilos e comportamentos, musicalidades, políticas culturais, performances, moda, tipografías, títulos, pseudónimos, slogans, conceitos e o que mais compor seus imaginários. A partir da dimensão do “disco”, exploraremos possibilidades de apreciação, expansão e experimentação considerando os vários níveis de informação e conhecimento implícitos e explícitos na construção de um trabalho artístico. Teoria e prática serão tensionadas, cruzadas e imbricadas, e através de perguntas simples, jogos, técnicas, estímulos variados, calmaria e pouso, as estudantes serão estimuladas a criar materialidades artísticas e a construir visão crítica. A experiência e expertise das estudantes, em seus  percursos de artistas ou de estudantes na interdisciplinaridade,  serão fonte primordial em tempo real e base para fundamentar a teoria ( leitura orientada e estudos de casos). Os estudantes deverão compartilhar processos e materializações artísticas autorais e coletivas que serão também textos de análise, assim como bibliografia de base, podendo ou não ter a participação de professores convidados. 

 

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Embasamento teórico

  • Materialidade na arte;
  • Movimentos artísticos;
  • Dimensões estéticas;
  • Estudo do Imaginário;
  • Transculturalidade;
  • Emocionar-se e fazer emocionar;

 

Embasamento prático

Práticas de criação, compartilhamento, atuação e reflexão randômicas em zonas de conhecimento artístico (como a performance, a moda, o design, a música, o audiovisual, a fotografia, a arte conceitual etc).

 

EIXOS

  • PALAVRA: a letra da música; slogan; pseudônimos;
  • PERFORMANCE/MODA/ESTILO: capa, clip, identidade visual, show;
  • COMUNICAçÃO: o long play, a faixa, lado A, lado B, o digital;
  • EVENTO: lançamento, revival, vintage, usados, pirataria, suportes;
  • TEXTURAS: conceito, pele, fetichismo;
  • SOM: arranjo, instrumento, composições, ritmos.

 

 

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação se dará através do desenvolvimento de trabalhos em grupo, a partir da materialização de capas de disco e projeto artístico.

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA / LINKOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARROS DE CASTRO, M., Gilberto Gil - Refavela, Editora: COBOGÓ, 2017.

DUARTE, P., Tropicalia ou Panis et Circencis - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2018.

IVONE LARA, D., Sorriso Negro, 2019

MUYLAERT, A., Durval Discos, Editora: Papagaio, 2003.

OLIVEIRA, B., Estudando o Samba - Tom Zé - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALGODOAL ANTONIO, Z., Discoteca Básica, Editora: EDIÇÕES IDEAL, 2014.

COELHO, F., Lado B Lado A - o Rappa - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014.

CORONA, R., Sonorizador  (LIVRO DISCO), Editora: ILUMINURAS, 2000.

DA COSTA E SILVA, P., A Tábua de Esmeralda e A Pequena Renascença de Jorge Ben Jor - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014.

DAVIS, E., LED Zeppelin IV - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015.

DIMERY, R., 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer, Editora: Arqueiro, 2008. menelique

INGLIS, S., Harvest: NEIL YOUNG - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2016.

LUNDY, Z., Songs In The Key Of Life - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015.

MAROVATTO, M., As Quatro Estações - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015. OCHS, M., 1000 record covers, Editora: Taschen, 2015.

OTT, C.,  Unknown Pleasures - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015.

PERRY, J.,  Electric Ladyland - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2015.

STEARNS, M., Daydream Nation - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014.

WILCKEN, H.,  David Bowie - LOW, Editora: COBOGÓ, 2018.

WILDER, E., Endtroducing - Dj Shadow - Col. o Livro do Disco, Editora: COBOGÓ, 2014.

 

 

 
Ementa: 

Pesquisar, reconhecer, criar, experimentar, apropriar-se, inventar, deslocar, rever, transformar, trocar, produzir, publicar, divulgar, difundir, refletir sobre, refinar, compor, improvisar, decodificar, codificar, tocar, retocar, costurar, protagonizar, intervir, estilizar, coletivizar, conectivizar, etnografar, netnografar, inspirar-se, aventurar-se são as ações artísticas deste componente. O conceito de “disco”, sua cultura e sua dimensão de conhecimento, nos guiará para estudar, explorar e vivenciar materialidades artísticas manifestadas na relação corpo-ambiente pelas moda, design, performance, fotografia, música, artes gráficas e conceitual, escritas; e pelos corpo, som, estilo, comportamento, evento, consumo, digital e movimentos político-culturais.